Introdução

Fala pessoal, Mattheus novamente, tudo bem com vocês? Hoje falaremos sobre Gestão de Portifólio, vamos entender um pouco mais sobre o que é e qual a sua importância.

Começaremos entendendo que empresas precisam se manter relevante no mercado, e uma forma de alcançarem isso é através de projetos, e inevitavelmente teremos projetos sendo executados em paralelo, coordenar esses projetos em volta de um objetivo, é a principal função da Gestão de Portifólio.

Resumindo, Gestão de Portifólio é escolher e acompanhar os projetos mais alinhados com os Objetivos da organização para assim garantir uma maior eficiência.

A primeira parte para começarmos construir a Gestão de Portifólio é definir os Objetivos da empresa, no bloco abaixo vamos falar um pouco mais sobre isso.

Objetivos

Definir os objetivos do ano, semestre, trimestre é a primeira parte do nosso processo de montar uma carteira de projetos que realmente estejam alinhados com os objetivos da Organização, para ajudar podemos usar a estratégia de OKRs. OKR significa Objetivos e Resultados-Chave. Os OKRs ajudam a criar foco e disciplina em torno de metas. Os objetivos são qualitativos e inspiradores, enquanto os resultados-chave são específicos e mensuráveis.

Então, quais os objetivos que sua empresa tem ? depois de definir isso vamos para o próximo passo que é montar nosso Comitê.

Comitê

Com os objetivos definimos já estamos aptos a criar nosso Comitê(que não é o eleitoral rsrs), mas que não é nada mais que um grupo de pessoas qualificadas para escolherem os melhores projetos, os projetos mais alinhados com os Objetivos, e não só escolherem, mas monitora-los ao longo da sua execução para assim garantir o máximo de eficiência possível, outra coisa que esse comitê pode fazer é parar uma iniciativa quando os objetivos mudaram.

Agora que temos os Objetivos e o Comitê montado, vamos para a terceira parte que é montar os processos para escolhermos os projetos, hoje vou sugerir o uso do Funil de Inovação para nos auxiliar nessa missão de escolher os projetos ideais.

Funil de Inovação

Uma ferramenta que podemos usar para criarmos um Portifólio de Projetos eficiente é o Funil de Inovação, onde temos algumas fases como a coleta da idéias, filtros e escolha, mas podemos quebrar cada uma dessas fases em processos menores como:

  • Triagem
  • Categorização
  • Priorização
  • Seleção
  • Execução
  • Monitoração
  • Lições aprendidas

Categorização: Esse é o processo que visa colocar os projetos candidatos em seus grupos, facilitando assim a priorização, esses grupos podem ser:

  • Aumento de receita
  • Redução de Custos
  • Redução de Riscos
  • etc

Priorização: Com as ideias agrupadas, já podemos começar a trabalhar na priorização, ferramentas como Scorecards podem ajudar a clarear a diferença enter os projetos.

Seleção: Com o agrupamento das idéias, a priorização, agora o comitê tem os recursos para conseguir escolher quais projetos serão incluídos no portifólio da Organização.

Monitoramento e controle: Aqui serão definidos como o comitê vai acompanhar o andamento dos projetos até eles serem entregues, podendo ou não interferir, esse acompanhamento é para garantir que os projetos escolhidos ainda estão alinhados com os objetos, caso não o comitê tem o poder de parar e iniciar outro.

Conclusão

Esse é um resumo do que é Gestão de portifólio de projetos, esse foi feito para explicar de forma simples o que é e como podemos implementar, claro que como a maioria das metodologias tudo é adaptável a realidade da Organização, e ai ? deu para entender mais ou menos o que é Gestão de Protifólio ? sua empresa faz esse tipo de processo ? pode deixar comentários ou perguntar, fico por aqui e até a próxima…. valeu…..