a

Se você é desenvolvedor ou líder de uma equipe de desenvolvimento de software, já parou para pensar na importância dos stakeholders no seu dia a dia? Por que conhecer um pouco sobre cada um fará diferença?

Então, primeiro vamos entender o que é um stakeholder. Basicamente, são todos que, de alguma forma, serão impactados positivamente ou negativamente pelo produto. Eles têm um papel fundamental na conclusão bem-sucedida do seu projeto; precisamos fazer sua gestão para, principalmente, mapearmos dois pontos:

  1. Seus interesses na conclusão do projeto.
  2. Seu poder de influência no andamento do projeto.

Stakeholders não precisam ser apenas internos da empresa; também podem ser moradores de uma região impactada, fornecedores fundamentais para a conclusão bem-sucedida, entre outros. Antes de montarmos um exemplo, é importante deixarmos claro que um stakeholder precisa ser uma pessoa, precisa ser identificado. Não podemos mapear como “Financeiro” ou “Prefeitura”, pelo simples motivo de que, em uma possível reunião, precisaremos saber quem chamar.

Abaixo, montei uma tabela onde podemos fazer a gestão dos nossos interessados.

Nome Poder Interesse Depto Cargo
Francisco Vieira Alto Alto Diretoria CO
Monique Alves Alto Médio Diretoria CTO
Marcos Detail Médio Baixo Desenvolvimento de Soluções Gerente
Alexandre Mendes Baixo Alto Desenvolvimento de Soluções Líder de Time

Agora, olhando para essa tabela, temos uma visão clara e direta de quem é impactado pelo projeto. Sabemos quem devemos nos aproximar, quem devemos convencer, quem devemos apoiar, não é verdade?

Conheça agora uma matriz de influência que podemos montar e traçar algumas ações para cada parte interessada. asda

Qual a importância dessa tabela?

O principal ponto dessa tabela é saber facilmente em quem você pode contar para resolver um eventual problema e conseguir seguir sem grandes prejuízos; isso pode fazer uma grande diferença no final. Mas não conseguimos usá-la só para isso; conseguimos usá-la para saber quem tem baixo interesse e, de alguma forma, marcar algumas “agendas” e tentar entender os motivadores e assim aumentar sua influência e participação em outros times.

Conclusão

Essa tabela é montada por você, seguindo basicamente seu sentimento, e, como quase tudo, essa tabela deve ser viva: as pessoas mudam, os interesses também mudam; precisamos estar atualizados para que, em momentos de crise, não tenhamos grandes dificuldades em “sair do outro lado”.