Conversando sobre Negócios
Será que eu posso falar sobre minha ideia de negócio com qualquer pessoa ? eu diria que você não só pode mas deve falar sobre sua ideia com outras pessoas, porém com um ponto de atenção, fale com pessoas estratégicas, pessoas que, de alguma forma, conseguiram contribuir colocando pontos fracos, pontos fortes, vulnerabilidades regulatórias e etc converse com quem lhe gere questionamentos e não apenas com quem lhe gere elogios.
Mas acho que ainda tem um ponto importante antes de começar a conversar sobre suas ideias que é ter a certeza que sabe suficientemente bem sobre o problema que quer resolver, entre de cabeça no mundo das pessoas que sofrem com o problema, entenda fortemente dois pontos:`
- Quais os problemas essas pessoas sofrem
- Quais os principais motivos que esses problemas existem
Com essas duas perguntas respondidas, temos claramente um ou mais problemas, uma ou mais dores e também sabemos relativamente bem sobre suas causas/origens, agora vamos precisar colocar a criatividade para trabalhar e deixar ela achar um caminho que seja viável e sustentável para resolver os problemas mapeados.
Priorizar
Depois do passo anterior é possível que tenhamos achado algumas soluções para alguns dos problemas mapeados, chegou um momento importante, priorizar, eu nesse momento iria responder, Quais soluções eu consigo implementar relativamente rápido ? Das soluções que consigo resolver, quais causam mais impacto para o usuário final ? pronto essas duas perguntas vão te ajudar a entender o que atacar primeiro, agora é “fogo”, implementar, apresentar para os principais interessados e validar na “vera”.
Foque no problema
Uma vez que conseguimos encontrar um caminho viável para resolver um ou uns problemas, chegamos em outra parte importante do desafio de empreender, não se apaixone pela solução, seja apaixonado pelo problema, pelo simples fato das coisas mudarem, o que leva uma empresa a um determinado ponto não serão as mesas coisas que a levaram para um ponto maior, as empresas apaixonadas pelo problema conseguem se adaptar melhor às mudanças de mercado, as mudanças de comportamento do consumidor entre outros pontos.
Espero que esse texto tenha dado alguns insight.