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Conversando sobre Negócios

Será que eu posso falar sobre minha ideia de negócio com qualquer pessoa ? eu diria que você não só pode mas deve falar sobre sua ideia com outras pessoas, porém com um ponto de atenção, fale com pessoas estratégicas, pessoas que, de alguma forma, conseguiram contribuir colocando pontos fracos, pontos fortes, vulnerabilidades regulatórias, etc. Converse com quem lhe gere questionamentos e não apenas com quem lhe gere elogios.

Mas acho que ainda tem um ponto importante antes de começar a conversar sobre suas ideias que é ter a certeza de que sabe suficientemente bem sobre o problema que quer resolver, entre de cabeça no mundo das pessoas que sofrem com o problema, entenda fortemente dois pontos:`

  1. Quais os problemas essas pessoas sofrem ?
  2. Quais os principais motivos para esses problemas existirem?

Com essas duas perguntas respondidas, temos claramente um ou mais problemas e dores e também sabemos relativamente bem sobre suas causas/origens. Agora vamos precisar colocar a criatividade para trabalhar e deixar ela achar um caminho que seja viável e sustentável para resolver os problemas mapeados.

Priorizar

Depois do passo anterior é possível que tenhamos achado algumas soluções. Chegou um momento importante: priorizar. Nesse momento, eu tentaria responder as seguintes perguntas.

  1. Quais soluções eu consigo implementar relativamente rápido ?
  2. Das soluções que consigo resolver, quais causam mais impacto para o usuário final ? Pronto! Essas duas perguntas vão te ajudar a entender o que atacar primeiro, agora é “fogo”, implementar, apresentar para os principais interessados e validar na prática.

Foque no problema

Uma vez que conseguimos encontrar um caminho viável para resolver um ou mais problemas, chegamos em outra parte importante do desafio de empreender, não se apaixone pela solução, seja apaixonado pelo problema, pelo simples fato das coisas mudarem, o que leva uma empresa a um determinado ponto não serão as mesmas coisas que a levaram para um ponto maior, as empresas apaixonadas pelo problema conseguem se adaptar melhor às mudanças de mercado, as mudanças de comportamento do consumidor entre outros pontos.

Conclusão

Espero que este texto tenha clareado alguma coisa sobre o real desafio de empreender/criar coisas. O sucesso raramente é sobre a genialidade da solução, mas sim sobre a clareza com que se entende e resolve um problema real. A partir de agora, o foco não é apenas em “ter uma ideia”, mas sim em mergulhar fundo na dor do seu futuro cliente, entender suas causas e, com muita criatividade, construir um caminho viável e sustentável para o sucesso. O que você fará com essa ideia hoje?